Problemas nos Rins Afetam o Coração. Assim como o coração, os rins são órgãos vitais para o bom funcionamento do organismo humano. Muitas vezes quando há um problema nesses órgãos, o outro também costuma ser afetado.
Continue a leitura deste artigo e compreenda porque problemas nos rins afetam o coração e vice versa.
Os rins nada mais são do que órgãos presentes no sistema urinário com função principal de formação de urina resultante do processo de filtragem do sangue, com isso, alguns tipos de toxinas e outras substâncias são eliminadas do organismo.
Existem diversas condições que podem afetar o bom funcionamento de um, ou ambos os rins, causadas principalmente pela desidratação, má alimentação, tabagismo, abuso de álcool, sedentarismo, obesidade, ingestão de certos medicamentos, e condições como diabetes e hipertensão.
Os rins e coração são órgãos que trabalham em conjunto. Enquanto o coração bombeia o sangue para o resto do corpo receber nutrientes e oxigênio, os rins realizam a filtragem desse mesmo sangue, fazendo com que ele retorne limpo ao coração.
Quando os órgãos não são capazes de exercer esse funcionamento normal, podemos dizer que o paciente possui uma insuficiência renal (no caso de problemas no rim) ou insuficiência cardíaca (quando o problema é no coração).
A insuficiência renal é definida pelo enfraquecimento e perda de capacidade de filtragem dos rins. Pacientes com essa condição podem apresentar sintomas como mudanças na urina, cãibras, inchaço corporal, hipertensão não controlada, náuseas e vômito.
Quadros de insuficiência renal podem levar o paciente a desenvolver cardiopatias, uma vez que o mau funcionamento dos rins pode prejudicar a pressão arterial, sobrecarregando o esforço do coração.
Assim como ocorre nos rins, a insuficiência cardíaca é definida pelo enfraquecimento do coração, prejudicando o pleno bombeamento sanguíneo e prejudicando o funcionamento dos outros órgãos presentes no corpo humano. Pacientes com a condição podem se queixar de sensação de fadiga, falta de ar, inchaço corporal, perda de apetite, falta de energia e emagrecimento sem causa aparente.
Com a falta de fluxo sanguíneo, os rins podem enfrentar sérios comprometimentos, com isso, o sistema hormonal renal passa por algumas alterações, como por exemplo o aumento da produção de hormônios responsáveis pelo controle da pressão arterial para suprir a carência de sangue nos rins.
Por este motivo pacientes que possuem doenças cardíacas estão mais propensas a desenvolverem doenças renais e vice e versa.
Uma das principais formas de manter a saúde dos rins e coração em dia é por meio da mudança no estilo de vida. Adotar hábitos saudáveis pode eliminar alguns dos fatores de risco para o surgimento de problemas nesses órgãos, como casos de hipertensão e diabetes.
Manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos regularmente, beber ao menos 2 litros de água por dia, evitar a ingestão de tabaco e álcool, controlar seu peso para que não ultrapasse do considerado ideal pelo índice de massa corporal, consumir menos sódio e diminuir os níveis de estresse presente no dia-a-dia podem ser fundamentais para que seus órgãos vitais não sofram um colapso.
O check up médico também é uma ótima maneira de detectar possíveis problemas de saúde, tratando-os precocemente e evitando seu agravamento.