O Que São As Varizes?

É comum que pessoas com varizes tenham uma aparência azulada e saliente por baixo da superfície da pele, principalmente na região das pernas. Conhecidas também como veias varicosas, as varizes nada mais são do que veias superficiais que apresentam certa dilatação e deformidade devido ao alto fluxo sanguíneo na região.

Apesar de não serem consideradas uma condição vascular de grau sério na fase inicial, as varizes podem se tornar desconfortáveis tanto física quanto visualmente para o paciente afetado. Além disso, quando não tratadas adequadamente, podem originar problemas de saúde mais sérios.

Causas

Existem diversas causas para que uma pessoa apresente quadros de varizes, entre elas podemos citar a predisposição genética a quadros de insuficiência venosa, o sedentarismo, a falta de exercício físico, passar longos períodos de tempo em pé ou na mesma posição, a obesidade, a idade avançada e até mesmo a gestação.

Todas as condições citadas acima juntamente com a questão da gravidade dificultam a subida do fluxo sanguíneo de volta ao coração, gerando assim um aumento da pressão sanguínea no interior das veias.

Sintomas

A identificação das varizes pode ser feita pela visualização da mudança de coloração da pele e também pela deformidade das veias que tendem a saltar. Além disso, alguns sintomas físicos também podem ser percebidos, gerando certo desconforto ao paciente. Entre eles podemos citar:

  • Sensação de peso nas pernas;
  • Endurecimento da pele;
  • Presença de câimbras;
  • Inchaço;
  • Dor.

Geralmente, esses sintomas podem ser mais intensos durante os períodos noturnos, ao final do dia, ou quando há um aumento de temperatura climática. Mulheres em período pré-menstrual também podem observar um aumento desses sintomas.

Como Diagnosticar

O diagnóstico das varizes é feito com a ajuda de um médico angiologista que irá, primeiramente, analisar a aparência estética da pele bem como das veias em destaque.

Além disso, os profissionais também podem achar necessário a utilização de um aparelho ultrassom Doppler colorido.

A utilização de exames complementares é essencial para identificar precocemente outros distúrbios que podem afetar a saúde vascular do paciente, como, por exemplo, a presença de coágulos sanguíneos ou alguma obstrução que ainda não esteja causando sintomas claros.

 

Quer o melhor tratamento para o seu caso? Whatsapp

 

Tratamentos Disponíveis

Atualmente, existem na Vascular diversas opções de métodos eficazes no tratamento de varizes. Por mais que algumas pessoas acreditem que produtos vendidos em farmácias e perfumarias possam ter algum efeito sobre as varizes, somente tratamentos indicados por um médico angiologista/vascular especializado tem eficácia e segurança comprovadas.

Antigamente, a eliminação das varizes só era possível por meio de procedimentos cirúrgicos invasivos, mas, com o passar do tempo, novas técnicas passaram a ser adotadas, em alguns casos, nos consultórios vasculares, para trazer mais conforto e praticidade para o paciente que deseja eliminar suas varizes.

Tipos de Tratamento

Cirurgia de Varizes

Apesar de ser menos comum nos dias de hoje, esse tipo de tratamento pode ser a única saída em determinados casos onde o calibre da veia nodosa é maior do que 3 milímetros. O método em questão consiste na retirada dessa veia doente para que o incômodo estético e físico desapareça.

Tratamento com Espuma

O tratamento com espuma, também conhecido como escleroterapia com polidocanol, é uma nova abordagem que pode ser indicada para tratar desde pequenos vasinhos menores até varizes de grosso calibre.

A espuma utilizada no tratamento é composta pelo ar ambiente e polidocanol, um líquido específico que, quando misturados, resulta em uma solução espumosa que pode ser aplicada diretamente nas varizes a fim de fechá-las e, consequentemente, conduzir o fluxo sanguíneo por caminhos mais saudáveis. Há particularidades que precisam ser explicadas ao paciente sobre esse tratamento.

Tratamento a Laser

Como o próprio nome sugere, esse tipo de tratamento utiliza a aplicação de lasers para tratar os vasos e as veias adoecidos. Considerado como um procedimento minimamente invasivo, seus resultados já podem ser observados logo após a aplicação dos feixes de luz.

Além da aplicação do laser, esse tratamento também requer técnicas complementares para melhorar os resultados. Habitualmente, se faz combinado com escleroterapia (aplicação) nos vasinhos. Assim, após a aplicação do laser, é indicado não se expor diretamente à luz solar e sempre utilizar protetores para evitar manchas na região tratada na primeira semana. Não há necessidade de repouso.

É Possível Prevenir

A prevenção das varizes envolve pontos importantes como, por exemplo, a realização de check-ups vasculares periódicos, a inclusão da prática de exercícios físicos, o uso das meias de compressão, controle do peso ideal e evitar permanecer em pé ou sentado por longos períodos de tempo.

Um estilo de vida saudável pode manter suas veias em perfeito estado, evitando essa e outras doenças vasculares. Para mais informações, agende sua consulta de avaliação.

Mais informações sobre este assunto na Internet:

Especialidades >

Angiologia e Cirurgia Vascular