Tratamento da Safena com Laser. Antigamente quando falávamos de tratamento da veia safena, logo somos remetidos a cirurgias invasivas de retirada da mesma. No entanto, com o avanço da medicina e aprimoramento das técnicas, principalmente que envolvam a saúde vascular de um paciente, atualmente, esse tipo de situação dá espaço ao tratamento a laser.
Conhecido como um método minimamente invasivo, o tratamento de safena a laser tem facilitado a vida de médicos e pacientes, uma vez que o pós-operatório é muito mais rápido e tranquilo. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre como é feito o tratamento da safena com laser.
Conhecidas como sendo as principais veias superficiais das pernas, as veias safenas são essenciais para o bom funcionamento do sistema vascular de uma pessoa. Com início no peito dos pés, essa veia percorre toda a parte interna das pernas e se junta a veia femoral na região da virilha.
Podemos dizer que a principal função de uma veia safena é auxiliar o bom fluxo sanguíneo presente na região dos pés, pernas e coxas a retornar ao coração, onde será novamente bombeado para baixo.
Geralmente, um paciente é aconselhado a tratar sua safena quando é identificado algum tipo de refluxo sanguíneo derivado de alterações nas paredes da veias ou até mesmo da incompetência das válvulas que determinam o retorno sanguíneo ao coração.
Essas condições resultam no acúmulo de sangue nas partes inferiores do corpo que podem vir acompanhados de inchaço e dilatação das veias, popularmente conhecidas como varizes.
Conhecida como Endolaser, a técnica que utiliza a aplicação de laser no tratamento das veias safenas tem sido cada vez mais prescrita pelos médicos vasculares. Isso porque esse tipo de abordagem é considerada minimamente invasiva, ou seja, sem a necessidade de grandes cortes previstos em cirurgias.
Durante esse tipo de procedimento, o paciente receberá uma anestesia e os médicos farão uma punção na veia safena para que o ultrassom e a ponteira de fibra óptica sejam inseridos na região afetada.
Ao chegar na posição, o médico responsável ativará o laser e irá gerar o aumento da temperatura local. Durante o processo, a veia doente terá sua parede literalmente queimada de forma com que o organismo a absorva naturalmente e redirecione o fluxo sanguíneo para veias saudáveis.
Ao acabar o tratamento, o paciente já poderá voltar às atividades normais, desde que utilize meias de compressão juntamente ao curativo feito pelo seu médico pelo tempo determinado por ele.
Apesar de serem raras, algumas pessoas podem sim ter algum tipo de complicação durante ou após a aplicação do laser, sendo elas o formigamento, redução de sensibilidade no percurso feito pela veia safena e até mesmo surgimento de trombose.
Além disso, esse tipo de procedimento não é indicado caso o paciente apresente histórico de trombose venosa, esteja imobilizado ou seja gestante. Para saber mais sobre como era realizado o tratamento das veias safenas antes da chegada do tratamento a laser, clique aqui.