Função da Panturrilha. Muitas pessoas veem as panturrilhas apenas como uma parte qualquer do corpo sem sequer saber da sua real importância. Apesar de ter início no coração, a circulação sanguínea depende da região da panturrilha para que o sangue presente nas pernas e pés voltem para o coração.
Podemos dizer então que o sangue presente nos membros inferiores sobe em média 1,2 metros de veias e vasos para poder ser bombeado novamente pelo coração apenas com o auxílio das panturrilhas. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre a Função da Panturrilha na Circulação Sanguínea.
Conhecidas popularmente como batatas da perna, as panturrilhas são músculos presentes na parte de trás das pernas, logo abaixo do joelho, tendo como principal função auxiliar uma pessoa durante sua locomoção, bem como no equilíbrio e postura corporal.
As panturrilhas também são responsáveis pelo bombeamento do retorno sanguíneo ao coração. Sem elas, o acúmulo sanguíneo na região dos membros inferiores seria inevitável.
Para que haja um retorno sanguíneo à parte de cima do corpo, mais precisamente para o coração, é preciso que haja contrações na musculatura das panturrilhas para que as veias localizadas nas pernas sejam pressionadas e tenham suas paredes diminuídas. Com isso o sangue tende a seguir o fluxo de volta ao coração.
Essas contrações costumam acontecer de forma constante e involuntária, podendo aumentar de intensidade durante a prática de exercícios físicos como corridas e caminhadas.
Com o passar dos anos, as pessoas tendem a perder massa muscular de forma mais rápida. Com isso, as panturrilhas, que também são afetadas, vão enfraquecendo e consequentemente o fluxo sanguíneo tem mais dificuldade de voltar ao coração.
Por este motivo, manter suas panturrilhas saudáveis é o melhor caminho para evitar problemas circulatórios. Quando movimentamos pouco nossas pernas, ficamos sentados por muito tempo ou passamos horas em pé, o retorno do sangue enfrenta dificuldades e acaba acumulando nos membros inferiores.
Sensação de cansaço nas pernas, coceira, dor na panturrilha e sensação de queimação, são alguns dos sinais que podemos observar ao final de um dia e muitas vezes julgamos serem normais. No entanto, esses sintomas podem ser um forte indício de que sua circulação não está tão bem quanto você imagina.
Manter suas pernas em movimento, mesmo que esteja sentado, ou em pé em algum lugar público pode aliviar esses sintomas e não evoluir para outros quadros de problemas circulatórios como as varizes por exemplo. Para isso, preparamos alguns pequenos exercícios que você pode e deve praticar diariamente adaptando a sua rotina, confira:
Muitas pessoas passam praticamente o dia todo sentadas em frente a um computador, ou em sala de aula. Mas isso não deve impedi-la de exercitar e fortalecer sua panturrilha, ajudando o sangue a voltar ao coração.
Quando estiver sentado em uma cadeira, certifique-se que seus joelhos estão flexionados e seus pés completamente apoiados no chão. Eleve seus calcanhares fazendo força para cima, de forma com que apenas as pontas dos pés fiquem apoiadas no chão. Conte até 10 e desça os calcanhares bem devagar.
Repita este processo fazendo 3 séries de 15 repetições com descanso de aproximadamente 2 minutos entre as séries. Se estiver fácil e você desejar subir o grau de dificuldade do exercício, apoie alguns objetos de peso considerável em cima das coxas.
Se você está há muito tempo em pé, seja em uma fila ou mesmo no trabalho, eleve os dois calcanhares até o máximo possível ficando na ponta dos pés. Retorne vagarosamente os calcanhares para o chão.
Para ter mais estabilidade, você pode se apoiar em uma cadeira, barra, balcão e até mesmo no batente da porta. Faça 3 séries de 15 repetições e descanse 2 minutos entre elas.
Se você tem um tempo livre, seja de manhã, no horário do almoço, entre um compromisso e outro ou durante a noite faça pequenas caminhadas com obstáculos para ativar ainda mais a potência das panturrilhas. Lombadas e degraus podem ser seus aliados, trazendo ainda mais benefícios para sua prática que deve durar no mínimo 20 minutos e ser praticada pelo menos 2 ou 3 vezes ao dia.
Se você deseja manter a saúde da sua circulação sanguínea em dia, não deixe de marcar check-ups periódicos com seu médico angiologista de confiança.