Especialidades > Angiologia e Cirurgia Vascular > Procedimentos
Cirurgias endovascular
A Cirurgia Endovascular tem como objetivo principal minimizar a agressividade cirúrgica, evitando as grandes incisões e cicatrizes. Com isto, reduz o tempo da intervenção, o de internação e os custos hospitalares são, em geral, menores.
O procedimento Ć© feito mais comumente pelo cateterismo (punção) dos vasos ou ainda pequenas incisƵes cirĆŗrgicas, preferencialmente na virilha (acesso femoral) ou no membro superior, sob anestesia local (as outras anestesias sĆ£o usadas conforme necessidade) sempre com o acompanhamento do anestesiologista. AtravĆ©s destas tĆ©cnicas Ć© possĆvel o tratamento de doenƧas arteriais e venosas.

Os sintomas arteriais mais comuns são a claudicação (dor na musculatura das pernas em caminhadas) e as úlceras isquêmicas.
As patologias arteriais tratadas são as conhecidas como obstrução à passagem do sangue, ou as dilatações (aneurismas). Para as obstruções utiliza-se o cateter-balão e os "stents" (pequena estrutura metÔlica usada para manter o vaso no calibre desejado) e para o tratamento dos aneurismas utiliza-se as endopróteses, que são tubos de plÔstico colocados por dentro da artéria.