Especialidades > Angiologia e Cirurgia Vascular > Procedimentos

Cirurgias endovascular

A Cirurgia Endovascular tem como objetivo principal minimizar a agressividade cirúrgica, evitando as grandes incisões e cicatrizes. Com isto, reduz o tempo da intervenção, o de internação e os custos hospitalares são, em geral, menores.

O procedimento é feito mais comumente pelo cateterismo (punção) dos vasos ou ainda pequenas incisões cirúrgicas, preferencialmente na virilha (acesso femoral) ou no membro superior, sob anestesia local (as outras anestesias são usadas conforme necessidade) sempre com o acompanhamento do anestesiologista. Através destas técnicas é possível o tratamento de doenças arteriais e venosas.

Imagem Cirurgias Endovascular

Os sintomas arteriais mais comuns são a claudicação (dor na musculatura das pernas em caminhadas) e as úlceras isquêmicas.

As patologias arteriais tratadas são as conhecidas como obstrução à passagem do sangue, ou as dilatações (aneurismas). Para as obstruções utiliza-se o cateter-balão e os "stents" (pequena estrutura metálica usada para manter o vaso no calibre desejado) e para o tratamento dos aneurismas utiliza-se as endopróteses, que são tubos de plástico colocados por dentro da artéria.


1
Olá, posso te ajudar?
Powered by