Quando falamos de colesterol, a maioria das pessoas pensa em altos níveis identificados a partir de exames laboratoriais, como o de sangue. No entanto, muitos esquecem que não existe apenas um tipo de colesterol presente no organismo e que ele é fundamental para o funcionamento do corpo humano.
Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre os tipos de colesterol presentes no seu organismo e como controlá-los para que sua saúde não seja prejudicada.
O colesterol é popularmente conhecido como gordura no sangue e na maioria das vezes é atrelado como sendo uma substância prejudicial para o organismo, causando riscos principalmente para a saúde cardiovascular.
O colesterol pode ser adquirido de duas maneiras distintas, sendo elas endógena ou exógena. No primeiro modo, a gordura é proveniente do próprio organismo, e corresponde a aproximadamente 75% do total encontrado no corpo, já no segundo modo, a gordura deriva da alimentação, essencialmente daqueles alimentos de origem animal, correspondendo a 25% do total.
Podemos dizer que o colesterol só se torna um fator de risco cardiovascular quando é encontrado em altos níveis no sangue. Essa medição é realizada por meio de exames de sangue. Caso os níveis de colesterol estejam acima de 190 mg/dl, o paciente deverá seguir uma série de recomendações para tentar baixar esse nível e evitar problemas maiores à saúde.
Diabetes e hipertensão arterial, mais conhecida como pressão alta, são algumas das patologias que, se somadas aos altos índices de colesterol, podem contribuir para os riscos à saúde cardiovascular e aumentar a probabilidade de quadros de infarto e AVC.
Ao pegar um exame de sangue, você pode se deparar com três valores diferentes na medição do colesterol. Isso ocorre pois nosso organismo dispõe de tipos diferentes dessa gordura, geralmente conhecidos como colesterol bom e colesterol ruim. Confira a seguir.
Se um paciente estiver com o nível total de colesterol elevado, mas os níveis HDL forem superiores ao valor de referência recomendado, não há indícios para o risco de doenças cardiovasculares, uma vez que esse excesso pode ser eliminado naturalmente.
Quando o nível de colesterol total estiver elevado juntamente com os níveis de LDL superior aos valores de referência, ao invés de ser eliminado, o colesterol passa a ser armazenado nas células e veias do corpo, podendo então aumentar o risco do surgimento de doenças.
Para diminuir os níveis de colesterol ruim no sangue, o paciente deve recorrer a uma dieta livre de açúcares e gordura. Além disso, a prática de atividades físicas pelo menos 3 vezes na semana pode auxiliar na diminuição dessa gordura no sangue.
Seu médico também poderá prescrever medicamentos para a redução dos seus níveis de colesterol, caso necessário. Para mais informações, procure um profissional da saúde de sua confiança.