Safenectomia – Como é a Cirurgia para Retirada da Safena?

Safenectomia. Para que nosso organismo funcione plenamente exercendo todas as suas funções, é preciso que haja uma coordenação entre os sistemas presentes no corpo, entre eles o vascular. Quando alguma das veias desse sistema apresenta um funcionamento irregular, é preciso tratá-las para que quadros mais graves não se estabeleçam.

Dentre as veias presentes no nosso sistema circulatório, aquela considerada mais importante é a chamada safena, responsável por ligar as extremidades inferiores do corpo ao coração. Existem casos onde o mau funcionamento acarreta na necessidade de retirar a veia comprometida. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre como é a cirurgia para retirada da safena, também chamada de safenectomia.

As Veias Safenas

As veias safenas são componentes essenciais dentro do sistema vascular superficial, localizando-se no comprimento de ambas as pernas. Ela tem início no peito dos pés e segue percorrendo a parte interna das penas até a região da virilha, onde se junta à veia femoral.

A principal responsabilidade dessa veia é auxiliar o fluxo sanguíneo presente nos pés, pernas e coxas a retornar para o coração, onde é novamente bombeado para refazer o caminho até os pés.

A Safenectomia

A retirada das veias safenas, também chamada de safenectomia, é um procedimento médico cirúrgico realizado com aplicação de anestesia geral ou raquidiana em pacientes que apresentam veias seriamente dilatadas e refluxo significativo do sangue.

O procedimento dura cerca de 2 horas e é realizado por um cirurgião vascular especializado ou angiologista de sua confiança.

Pré Operatório

Antes de começar o procedimento, o paciente receberá por via venosa a administração de algumas doses de soro a fim de manter sua hidratação, além de outros medicamentos, para eventuais dores e anestesia.

O Procedimento

Após todo o preparo do paciente, o médico responsável pela cirurgia realizará um pequeno corte nas regiões do tornozelo e virilha para a inserção do fleboextrator, um pequeno tubo plástico por onde a veia safena será amarrada e em seguida retirada através do corte feito no tornozelo

Após retirar a veia comprometida, os médicos farão uma sutura nos cortes abertos e o paciente receberá os curativos adequados, podendo ser utilizados enfaixamento e até mesmo meias elásticas de compressão.

Pós Operatório

Estima-se que o tempo de recuperação pós cirurgia varie de 1 a 2 semanas, podendo depender se foi realizado apenas em uma ou em ambas as pernas. Para obter o melhor resultado possível o paciente deverá seguir algumas recomendações simples, como por exemplo repouso relativo após o procedimento, manter as pernas elevadas ao sentar ou deitar e não se expor ao sol no primeiro mês de recuperação.

Além disso, utilizar as meias de compressão indicadas pelo médico e obedecer os horários dos medicamentos prescritos são passos fundamentais para que não existam complicações durante o tempo de recuperação.

Quem Deve Retirar as Veias Safenas

O procedimento de safenectomia deve ser realizado em pacientes que tenham refluxo venoso significativo, dilatação anormal das paredes da veia e surgimento de varizes quando acompanhados de sintomas como:

  • Surgimento de úlceras (feridas de difícil cicatrização) nos membros inferiores;
  • Dor e inchaço constante nas pernas;
  • Formação de coágulos sanguíneos no interior da veia safena.

Caso você apresente um ou mais sintomas citados acima, não deixe de procurar seu médico angiologista de confiança para fazer um check up preventivo descartando, ou identificando precocemente, alguma condição que possa prejudicar seu sistema vascular.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Foto de breno.vecci@strategylabs.com.br
breno.vecci@strategylabs.com.br