Filtro de Veia Cava. A veia cava é uma grande veia que pode ser dividida em dois tipos, sendo eles a veia cava superior e a veia cava inferior. Ambas são responsáveis por encaminhar o sangue proveniente de diversas veias presentes no organismo de volta para o lado direito do coração, também conhecido como aurícula direita.
Quando o paciente possui, ou está mais suscetível a desenvolver, condições como a trombose, pode-se recorrer a colocação de um filtro na região inferior dessa veia. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre para que serve o filtro de veia cava.
O Que É Um Filtro De Veia Cava
Filtro de veia cava, ou apenas IVC, é um dispositivo de metal semelhante a um gancho utilizado no interior da veia cava, conhecida por ser responsável pelo transporte sanguíneo da metade inferior do corpo de volta para o coração.
A colocação do filtro é realizada por meio de um procedimento cirúrgico de curta duração e deve ser previamente indicado por especialistas a fim de prevenir complicações da trombose.
Quando Realizar a Colocação do Filtro de Veia Cava
A colocação de um filtro de veia cava é indicada sempre que um paciente tem risco de desenvolver quadros de trombose venosa profunda ou embolia pulmonar, ambas causadas pelo surgimento de coágulos sanguíneos nas veias, artérias ou outras partes do corpo.
Filtro da Veia Cava e Trombose
Pacientes que sofrem com quadros de trombose e embolia pulmonar podem e devem ser tratados com medicamentos anticoagulantes, para evitar a formação de coágulos sanguíneos. No entanto, existem alguns casos onde essa metodologia não é indicada. Geralmente essas contra indicações são passageiras, mas a espera pode ser arriscada.
Uma outra solução para evitar que coágulos sanguíneos se desloquem pelo organismo é a colocação temporária ou permanente de um filtro na veia cava. A colocação do instrumento é realizada por um médico especializado que irá inserir um cateter na veia do pescoço ou da virilha para guiar o filtro até a veia cava.
Benefícios da Colocação do Filtro de Veia Cava
Os benefícios da utilização do filtro de veia cava podem variar de acordo com a necessidade desse tratamento. Sendo que os mais comuns são:
- Não há necessidade de longos períodos de repouso;
- Técnica minimamente invasiva;
- Tratamento não Agressivo;
- Rápido resultado.
Riscos da Colocação Do Filtro de Veia Cava
Assim como muitos procedimentos, a colocação do filtro de veia cava possui alguns riscos, apesar de menores, alguns pacientes podem notar infecções e/ou hematomas no local da punção.
Caso o filtro se desloque para outra parte do organismo, pode haver a formação de outros trombos. Além disso, alguma das pernas do filtro pode romper a parede da veia, caso aconteça, o paciente sentirá dores e provavelmente um sangramento significativo que deverá ser tratado o quanto antes.
Fatores de Risco para Trombose e Embolia Pulmonar
Apesar de nem todos os casos de trombose apresentarem sintomas, é possível prevenir ou diagnosticar a condição ainda no início com ajuda de check ups vasculares.
Esse método de checagem é aconselhado para todas as pessoas, principalmente aquelas que apresentam fatores de risco, condições que podem aumentar os riscos de uma pessoa desenvolver quadros de trombose ou embolia pulmonar, por exemplo:
- Predisposição genética;
- Gestação;
- Imobilidade constante;
- Varizes;
- Aterosclerose;
- Pressão alta;
- Diabetes;
- Uso de medicamentos anticoncepcionais;
- Hábitos como o tabagismo.
Cuidar da sua saúde vascular é essencial para a prevenção ou o tratamento de certas condições que podem evoluir para quadros mais graves e até mesmo fatais. Em caso de dúvidas, busque ajuda do seu médico vascular de confiança.