Escleroterapia para Varizes – Como Funciona?

Escleroterapia para Varizes. As varizes podem provocar diversos tipos de incômodo em quem as têm, desde sintomas de dor e cansaço, além de incômodo estético. No entanto, o que muitos não sabem é que algumas varizes e vasinhos podem ser tratados por meio da escleroterapia.

As Varizes

As varizes são caracterizadas por veias dilatadas e tortuosas. Apesar de afetar qualquer veia superficial, é mais comum nos membros inferiores.

Com o passar do tempo, é possível que a condição evolua de estágio, originando sintomas como dor e sensação de peso nas pernas. Nos casos mais graves, o paciente pode experimentar o surgimento de úlceras na perna, que são feridas abertas de difícil cicatrização.

Escleroterapia

A escleroterapia é um procedimento minimamente invasivo que pode ajudar a melhorar os sintomas relacionados ao surgimento de varizes, como dores, inchaço, queimação e cãibras, assim como na melhora da aparência nas regiões afetadas.

Dependendo da região, do organismo e do estágio das varizes, podem ser necessárias mais de uma sessão para eliminar a maioria das veias doentes.

Como o Procedimento É Realizado

A escleroterapia é um procedimento minimamente invasivo, realizado no próprio consultório médico.

Com o paciente deitado, o médico responsável pelas aplicações irá limpar a região a ser tratada com álcool, e com uma agulha muito fina, injetará lentamente uma solução esclerosante no interior da veia afetada.

Quando inseridas no interior da veia, essas substâncias afetam o revestimento interno da mesma, fazendo com que ela reduza de tamanho ao longo dos dias e seja reabsorvida pelo próprio organismo, desaparecendo. Com isso, o fluxo é redirecionado para veias saudáveis.

Para Quem É Recomendado

Pessoas que apresentem vasinhos e varizes aparentes e que se sintam incomodadas com sua presença e/ou com seus sintomas, devem procurar ajuda de um médico vascular para realizar uma avaliação quanto a indicação do procedimento.

Durante a realização do exame físico serão analisados os riscos, perspectivas e resultados que o procedimento de escleroterapia pode ter no paciente, além de identificar se há algum distúrbio subjacente nos vasos sanguíneos. Você também deve informar seu médico, caso:

  • Tenha qualquer condição médica como distúrbio de coagulação, câncer preexistente e doença cardíaca;
  • Esteja tomando algum medicamento ou suplemento;
  • Tenha hábitos como o tabagismo;
  • Esteja grávida;
  • Tenha algum tipo de alergia;
  • Faça uso de medicamentos anticoncepcionais orais ou outros hormônios.

Pós-Escleroterapia

Após a realização do procedimento, o paciente deve tomar alguns cuidados para que o resultado seja satisfatório. Entre eles estão:

  • Usar protetor solar na região tratada para evitar manchas;
  • Usar meias elásticas de compressão;
  • Evitar exposição solar nos primeiros 15 dias;
  • Realizar compressas de gelo.

Atividades físicas, massagens e depilação na região tratada podem ser realizadas 24h após o procedimento. Converse com seu médico vascular de confiança sobre o que fazer ou não fazer durante a recuperação das aplicações.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Foto de breno.vecci@strategylabs.com.br
breno.vecci@strategylabs.com.br