Doenças Arteriais. Nosso sistema vascular é composto por diversas veias e artérias que precisam estar saudáveis para que consigam realizar o transporte do sangue por toda a extensão do corpo humano.
Quando alguns desses processos falham, a pessoa pode desenvolver diversas consequências em sua saúde, principalmente se o problema ocorre nas artérias. Continue a leitura deste artigo e conheça as principais doenças arteriais.
As artérias são vasos sanguíneos que compõem o sistema vascular de uma pessoa garantindo o transporte de sangue do coração para os diferentes tecidos ao longo do organismo humano e permitindo o fornecimento de oxigênio e nutrientes para as células.
Ao contrário das veias presentes no corpo humano, as artérias possuem paredes mais resistentes e espessas para comportar toda a pressão do sangue em seu interior.
Ao longo do corpo existem 5 principais artérias, sendo elas a aorta, pulmonar, femorais, renais e carótidas, sendo que cada uma fica responsável pelo transporte de oxigênio e nutrientes em sua localização.
As chamadas doenças arteriais são todas e quaisquer condições que afetem as artérias do corpo, sendo que a maioria desses problemas arteriais não causam sintomas em seus estágios iniciais, dificultando assim o diagnóstico precoce.
Por serem consideradas como vasos vitais para a circulação, as artérias não podem sofrer bloqueios ou interrupções de fluxo sanguíneo por sua extensão.
Existem diversas condições capazes de prejudicar o fluxo sanguíneo no interior das artérias, confira as principais a seguir:
Aneurismas aórticos, abdominais e torácicos são protuberâncias que ocorrem nas paredes dos vasos sanguíneos, mais comumente na artéria denominada Aorta. Podemos dizer que aneurismas torácicos são aneurismas aórticos localizados acima do diafragma. Já os aneurismas abdominais são aneurismas aórticos localizados na barriga, ou seja, abaixo do diafragma.
Geralmente esse tipo de condição só apresenta sintomas em estágios mais avançados, onde a protuberância começa a tirar espaço de outros órgãos, causando dores, ou também se rompendo, o que pode se tornar fatal.
Conhecida também como doença coronariana, essa condição é o tipo mais comum de doença cardíaca, uma vez que há interrupção de fluxo sanguíneo no coração. Pacientes que sofrem com esse tipo de condição podem experimentar sintomas como dores no peito, insuficiência cardíaca, arritmias e ataques cardíacos.
Denominada doença da artéria carótida, a condição afeta as duas principais artérias localizadas no pescoço de uma pessoa. Muitas vezes ligada a quadros de aterosclerose, a doença da artéria carótida pode ser tratada quando acompanhada de perto por um médico especialista, reduzindo assim os riscos de desenvolvimento de problemas de saúde mais sérios como o AVC.
Assim como a condição citada acima, a doença arterial periférica também pode ser relacionada a quadros de aterosclerose. Além do mais, pessoas com idade avançada também tendem a apresentar o problema.
A doença arterial periférica é caracterizada pelo estreitamento das artérias localizadas longe do coração. Com isso, o fluxo sanguíneo para os músculos é diminuído, causando sintomas como dor e fadiga na região das pernas ao praticar exercícios ou ao subir escadas, por exemplo.
Além das condições já citadas, pacientes podem apresentar doença vertebrobasilar, doença vascular renal, síndrome da compressão torácica e síndrome do sequestro subclávio.
É possível prevenir a degeneração do seu sistema vascular seguindo uma dieta saudável, praticando exercícios físicos e realizando check ups vasculares frequentemente.
Busque ajuda do seu médico vascular ou angiologista para saber mais sobre as doenças arteriais, seus perigos e como preveni-las.