Tratamento de Varizes com Espuma. O surgimento de varizes pode afetar de diferentes maneiras a vida de uma pessoa. Seja por questões estéticas ou pela presença de alguns sintomas, não é difícil encontrar quem recorra a produtos oferecidos em farmácias para tentar amenizar o incômodo que sente.
No entanto, um dos métodos mais indicados para aquelas pessoas que desejam realmente acabar com a presença das varizes e seus sintomas é a chamada escleroterapia. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre como funciona o tratamento de varizes com espuma.
As Varizes
Popularmente conhecidas como varizes, a condição nada mais é do que o surgimento de veias dilatadas e/ou tortuosas resultantes da alta pressão sanguínea dentro dos vasos. Esse dano pode afetar qualquer veia superficial, no entanto, é mais comum na região das pernas, coxas e tornozelos.
Além de mudarem completamente a coloração e aparência da região afetada, as varizes também podem ser capazes de desencadear problemas físicos, como por exemplo, a presença de inchaço, dor, coceira e surgimento de úlceras, feridas abertas de difícil cicatrização.
Tratamento de Varizes com Espuma
Uma das técnicas utilizadas dentro do consultório vascular para a eliminação das varizes é a chamada escleroterapia com espuma. Esse tipo de tratamento é realizado por meio de injeções com misturas de soluções medicamentosas e ar que viram uma espuma e são aplicadas no local afetado.
A entrada da espuma na veia doente faz com que a veia se feche e a circulação sanguínea seja redirecionada para outras veias, consideradas saudáveis.
O Procedimento
Ao realizar o procedimento, o médico angiologista responsável contará com o auxílio das imagens de ultrassom para guiá-lo durante as aplicações da substância esclerosante. Com a espuma alojada e o fluxo sanguíneo desviado, a veia nodosa tende a ser naturalmente absorvida pelo próprio organismo para que um novo tecido saudável cresça no lugar.
A escleroterapia com espuma é geralmente indicada para tratar varizes de grande extensão e só deve ser realizada após avaliação médica.
Quais São Os Resultados
Os pacientes que recorrem a esse tipo de tratamento podem observar os resultados do tratamento cerca de três a quatro meses após a aplicação. No entanto, esse tempo pode variar de pessoa para pessoa.
Também é possível que para obter o resultado desejado seja necessária mais de uma sessão de aplicação nas veias afetadas.
Cuidados Pós Tratamento Com Espuma
Uma das principais recomendações passadas pelos médicos angiologistas após a aplicação com espuma é realizar o uso de meias elásticas de compressão, para ajudar no retorno venoso e consequentemente diminuir as chances do surgimento de novas varizes.
Além disso, é preciso prestar atenção na exposição ao sol. Evitar o contato com os raios solares previne que a região tratada fique manchada. O uso de protetores solares deve ser feito apenas com a liberação do médico responsável.
Se você deseja saber mais sobre as varizes e outros meios de tratá-las, continue navegando pelo nosso blog ou clique aqui.