Cirurgia de Aneurisma da Aorta Abdominal – Saiba Mais

Apesar de ter maior incidência em pacientes do sexo masculino com mais de 60 anos, quadros de aneurisma da aorta abdominal podem afetar pessoas mais jovens e mulheres. A condição caracterizada pela dilatação da artéria é muitas vezes silenciosa, levando o paciente a emergências hospitalares apenas com o rompimento.

Apesar da gravidade, a condição pode ser tratada quando diagnosticada precocemente. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre a cirurgia de aneurisma da aorta abdominal.

O Que é Aneurisma

Aneurisma nada mais é do que a dilatação anormal que pode surgir na parede de qualquer vaso sanguíneo do organismo humano, muitas vezes devido ao enfraquecimento da região. Essa condição pode afetar diversas partes do corpo, por esse motivo podemos dizer que o aneurisma é dividido por tipos, de acordo com a área afetada.

Existe uma parcela de casos onde essa dilatação da artéria se mantém durante anos assintomática. Já em outras, apesar de não se romper, o aneurisma pode trazer uma série de sintomas e outros problemas de saúde para o paciente. Também existem casos onde a ruptura do aneurisma é rápida e, se não tratada adequadamente, pode levar o paciente a óbito.

Aneurisma da Aorta Abdominal

O Aneurisma da aorta abdominal (AAA) é o tipo de aneurisma mais frequente da aorta. A artéria aorta é considerada a maior artéria do corpo humano, saindo do coração, passando pelo tórax e abdômen onde se ramifica para as pernas.

O aneurisma da aorta no abdômen é mais frequente em homens entre 50 e 80 anos, que apresentam quadros de hipertensão arterial, aterosclerose, vasculite e hábitos como o tabagismo. O risco de rompimento do aneurisma aumenta com o aumento do diâmetro do mesmo.

Sintomas do Aneurisma da Aorta Abdominal

Muitas pessoas com AAA podem ser assintomáticas, ou seja, não apresentarem sintomas relacionados à condição. No entanto, em alguns casos o paciente pode se queixar de uma sensação pulsante no abdômen, seguida de dores profundas e penetrantes, principalmente na região das costas.

Caso haja o rompimento do aneurisma, o paciente pode experimentar uma dor extrema na porção inferior do abdômen e costas, além de alta sensibilidade na barriga. Ao perceber esses sinais, o paciente deve buscar ajuda médica imediatamente, uma vez que o rompimento de um aneurisma pode ser fatal.

Diagnóstico

Além da investigação do histórico familiar, O diagnóstico é feito com o auxílio de exames de imagem (ecografia Doppler e a tomografia computorizada (TC).

Cirurgia de Aneurisma da Aorta Abdominal

O tratamento de um AAA tem como principal objetivo evitar sua ruptura, por isso, devemos iniciar o tratamento o quanto antes.

Quando esse aneurisma é identificado como sendo com diâmetro maior que 5,0-5,5 cm, o melhor tratamento é por meio de procedimentos cirúrgicos. Atualmente, a maioria das Cirurgias de Aneurisma da Aorta Abdominal é realizada por meio de técnicas endovasculares e minimamente invasivas. No entanto, em alguns casos, principalmente por conta da anatomia, ainda é necessário recorrer a cirurgia convencional, na qual o cirurgião realiza um corte na parede abdominal para chegar até o aneurisma.

Procedimentos endovasculares se utilizam de pequenas incisões na virilha para que uma endoprótese seja encaminhada até o local do aneurisma abdominal. Assim, o fluxo sanguíneo passa por dentro dela e não atinge mais a parede dilatada.

Ambos os procedimentos possuem riscos, como qualquer intervenção cirúrgica, por isso é necessário conversar com o médico responsável pelo caso para discutir qual método é o mais indicado e suas principais implicações.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Foto de breno.vecci@strategylabs.com.br
breno.vecci@strategylabs.com.br