Ataque Cardíaco – O que Acontece com o Coração Durante um Infarto?

Conhecido popularmente como infarto, o Ataque Cardíaco é uma condição que cada vez mais tem afetado pacientes do sexo feminino. Considerada como a segunda doença que mais mata entre as condições cardiovasculares, nos 9 primeiros meses do último ano (2021) foram registrados mais de 73 mil casos fatais de infarto.

Geralmente associada a fortes dores na região do peito, braços e costas, o ataque cardíaco pode apresentar outros sinais e precisa ser tratado como uma emergência médica. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre o que é, suas causas, tipos, sintomas e o que acontece com o coração durante um infarto.

O Que É Ataque Cardíaco

Quadros de ataque cardíaco, também conhecidos como infarto, nada mais são do que um evento decorrente da interrupção sanguínea no miocárdio, músculo localizado no coração. Com a falta de fluxo, o músculo tende a apresentar danos e pode até mesmo perder sua função, ou seja, morrer. Quando isso acontece, é chamado de infarto agudo do miocárdio.

Geralmente, essa falta de fluxo sanguíneo é consequência de alguma obstrução em artérias, seja por placas de gordura, como por coágulos sanguíneos.

O que Acontece com o Coração Durante um Ataque Cardíaco

Quando as artérias responsáveis pela irrigação sanguínea no coração apresentam problemas, o órgão fica impossibilitado de receber a oxigenação necessária, ocasionando na morte de parte do tecido cardíaco.

A artéria sem oxigênio necessário para a nutrição, o trecho afetado pela falta de sangue perde a funcionalidade. Com isso, todo trabalho de bombeamento do sangue se torna irregular, fazendo com que o paciente precise de atendimento médico imediato para não ter complicações fatais.

Causa de Ataque Cardíaco

Qualquer condição que acarrete na obstrução das artérias responsáveis pela passagem do fluxo sanguíneo ao coração ou o diminua consideravelmente pode ser uma causa para quadros de infarto. Conhecidos como artérias coronarianas, esses caminhos podem sofrer bloqueios abruptos por coágulos sanguíneos ou obstruções por placas de gordura, condição também chamada de aterosclerose.

Além desses fatores, outra causa considerada comum em casos de infarto são os espasmos observados nas artérias coronarianas que podem ser capazes de parar o fluxo sanguíneo no caminho, geralmente associados ao uso de drogas como a cocaína.

Sintomas de Ataque Cardíaco

Quando falamos em ataque cardíaco, ou infarto, as pessoas logo associam a dores no peito. No entanto, esse é apenas um dos diversos sintomas possíveis de um ataque cardíaco. Primeiramente as dores de um infarto pode ser divididas entre típicas e atípicas, veja as diferenças a seguir:

Dores Típicas

As chamadas dores típicas tem como principal característica se apresentar como um aperto localizado no meio do peito. Essa dor pode irradiar para o braço esquerdo e acompanhar sudorese, palidez e náusea.

Dores Atípicas

As dores atípicas são muito mais difíceis de associar ao ataque cardíaco, pois podem ocorrer em qualquer lugar entre o lábio inferior e o umbigo. Por isso é preciso ficar atento a outros sinais. Busque ajuda médica imediata se a dor perdurar por mais de 20 minutos e for acompanhada de sintomas como:

  • Fadiga intensa;
  • Vômito;
  • Palpitações;
  • Ansiedade;
  • Falta de ar;
  • Sonolência;
  • Desmaios;
  • Tontura ou vertigem.

Tratamento

Uma pessoa infartando precisa de atendimento médico o quanto antes para evitar desdobramentos como sequelas graves e até mesmo o óbito. Após o socorro médico adequado e o diagnóstico fechado, os médicos responsáveis pelo caso irão definir o melhor tipo de tratamento para a situação.

Alguns pacientes podem ser tratados por meio de medicamentos, já outros podem ser submetidos a procedimentos cirúrgicos, como a colocação de stent, enquanto uma outra parcela pode precisar dos dois tipos de intervenção. Toda a discussão sobre as terapêuticas podem depender do estado em que o paciente se encontra e da quantidade de danos causados no coração.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Foto de breno.vecci@strategylabs.com.br
breno.vecci@strategylabs.com.br