Especialidades > Angiologia e Cirurgia Vascular > Doenças

Aneurisma de aorta

Aneurisma é a dilatação de qualquer vaso sangüíneo. Na Aorta, a maior artéria do nosso corpo, o seu segmento abdominal, abaixo das artérias renais, é o mais frequentemente envolvido. O diagnostico geralmente é feito de forma incidental em exames de rotina ou em busca ativa em grupos de risco, especialmente naqueles com historia familiar positiva.

A dilatação progressiva da Aorta torna as paredes da artéria mais frágeis, até que se rompam. A ruptura de um aneurisma da aorta abdominal é uma emergência que habitualmente leva ao óbito. Por outro lado, o diagnostico e o tratamento no momento adequado, reduzem drasticamente as complicações e apresentam altas taxas de sucesso.

Os principais fatores de relacionamento aos aneurismas são: Hipertensão arterial, tabagismo, Sexo Masculino, Idade e e principalmente Hereditariedade.

Imagem Aneurisma de Aorta

Sintomas

Uma informação importante sobre a aneurisma da aorta é a ausência de sintomas na maioria dos casos. Pulsação abdominal, dor na região lombar ou sensação de peso abaixo das costelas são relatados em alguns casos.

 

Diagnóstico

O diagnóstico pode ser feito através da simples palpação do trajeto arterial que evidencia sua dilatação. Quando não, exames como a ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética ou arteriografia vão confirmar o diagnóstico e possibilitar o planejamento da operação.

 

Tratamentos

Clínico

Em aneurisma fusiforme com diâmetro pequeno. Esse aneurisma requer acompanhamento e controle dos fatores de risco, principalmente controle da pressão arterial e parar o tabagismo. A cada seis meses ou anualmente, o médico avalia a sua evolução.

Cirúrgico

Quando o aneurisma fusiforme é maior, com crescimento progressivo ou quando há sintomas.

A cirurgia pode ser feita através de uma técnica convencional (abertura da cavidade abdominal) ou através da Cirurgia Endovascular, técnica minimamente invasiva (com implantação de uma endoprótese). A depender de cada caso.

Imagem Correção Endovascular de Aneurisma de aorta Abdominal

Exemplo de Correção Endovascular de Aneurisma de aorta Abdominal.


1
Olá, posso te ajudar?
Powered by