Assim como ocorre em outros tipos de procedimentos cirúrgicos, os cuidados pós-operatórios de varizes podem influenciar diretamente nos resultados esperados para a operação.
Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre quais cuidados são essenciais no período de pós operação de varizes.
As Varizes
Muito conhecidas pela população feminina, as varizes nada mais são do que veias dilatadas e nodosas capazes de mudar completamente a aparência da região afetada. Apesar de ser mais frequentemente encontrada em mulheres com mais de 60 anos, essa condição também pode afetar homens e pessoas mais jovens.
Originada devido a alta pressão no interior das veias, as varizes podem ser observadas em diversas partes do corpo, principalmente na região das coxas, pernas e tornozelos. Geralmente, pacientes com veias dilatadas podem se queixar de dores na perna, inchaço e até mesmo o surgimento de úlceras, feridas abertas de difícil cicatrização.
O Tratamento para Varizes
Não é incomum encontrar pacientes nos consultórios vasculares que dizem já terem testados diversos métodos de tratamento vendidos em sites e farmácias que prometem a eliminação milagrosa das varizes. No entanto, os únicos métodos capazes de tratar as varizes são aqueles indicados por um médico angiologista.
Atualmente, existem várias terapias para a veia nodosa e dilatada disponíveis no mercado, como por exemplo, o tratamento com laser endovenoso, aplicação de espuma, terapia de radiofrequência e a mais antiga das técnicas, a cirurgia de remoção da veia doente.
Orientações para o Pós-Operatório de Varizes
Apesar da diferença entre os tipos de tratamento para as varizes, os cuidados no pós-operatório tendem a ser os mesmos para que o paciente desfrute de um bom resultado. Nesse caso, as principais orientações são:
- Manter-se hidratado, uma vez que alguns medicamentos podem contribuir para a desidratação do paciente;
- Evitar o contato direto com sol, pois a luz solar pode causar manchas na região tratada, já que a pele demora algumas semanas ou meses para se recuperar;
- Movimentar-se de acordo com a solicitação do médico responsável. Praticar caminhadas leves pode ajudar a evitar outros problemas como a trombose;
- Realizar Drenagem Linfática, caso aprovada por seu médico, para ajudar a amenizar o inchaço nas pernas e na rápida recuperação;
- Fazer uso das chamadas meias de compressão sempre que seu médico achar necessário para ajudar na redução dos sintomas como inchaço e dor;
- Atente-se aos curativos, uma boa higiene das incisões com anti-sépticos e micropores, além de manter a pele devidamente hidratada ajuda na recuperação.
Essas e outras recomendações serão informadas pelo médico responsável e podem variar de paciente para paciente.
Seguindo os conselhos do seu médico angiologista de confiança, o pós-operatório de varizes será um período tranquilo e livre de complicações. Se você deseja saber mais a fundo sobre os tipos de tratamento para essa condição e como são realizados, não deixe de continuar navegando pelo nosso blog.
Para tratar suas varizes com segurança e eficácia busque ajuda profissional. Marque já uma consulta de avaliação com seu médico angiologista de confiança.