O aneurisma é uma condição perigosa que pode ser causada por diversas doenças. Quando são encontrados na parte de trás do joelho de um paciente recebem o nome de aneurisma de artéria poplítea.
Assim como em casos de aneurisma cerebral e da aorta abdominal, os aneurismas presentes nas pernas precisam de tratamento para que o quadro não evolua com gravidade prejudicando o organismo como um todo. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre quando operar um aneurisma da artéria poplítea.
O Aneurisma
Podemos definir os aneurismas como sendo dilatações anormais que surgem nas paredes de qualquer vaso sanguíneo presente ao longo do sistema circulatório de um paciente. Por poder estar presente em qualquer parede dilatada, os aneurismas são divididos em tipos, de acordo com a região onde se encontram.
Conhecidos pela população como uma “Bolha de sangue” que pode estourar e gerar consequências e sequelas ao paciente, não são todos aneurismas que se rompem facilmente.
Aneurisma da Artéria Poplítea
Responsável pela circulação na parte inferior das pernas de uma pessoa, a artéria poplítea fica localizada na parte de trás dos joelhos. Assim como outras artérias presentes no sistema circulatório, a poplítea está propensa a desenvolver aneurisma, ou seja, dilatação da parede da artéria.
O aneurisma da artéria poplítea, ou AAP como também é conhecido, pode ser definido por uma dilatação focal com mais de 50% do diâmetro máximo esperado por um segmento como a artéria, de acordo com o sexo e idade do paciente, afetando uma (aneurisma unilateral) ou as duas (aneurisma bilateral) pernas.
Principais Causas de Aneurisma na Artéria Poplítea
A genética é um dos principais motivos para o surgimento de aneurismas. Por isso, pessoas que já tiveram casos da condição na família devem manter o estado de atenção e cuidar da sua saúde vascular de perto com a ajuda de um angiologista de sua confiança.
Além de heranças familiares, a dilatação das paredes podem surgir devido ao uso prolongado de cigarros (tabagismo), pressão alta descontrolada, má alimentação, sedentarismo e a presença de algumas doenças inflamatórias e traumas vasculares.
Sintomas de Um Aneurisma na Artéria Poplítea
Apesar de em alguns casos o paciente se queixar de dor local, inchaço e isquemia (Falta de fluxo sanguíneo em determinada região do organismo), a maioria dos casos de aneurisma na artéria poplítea são assintomáticos.
Diferente de outros tipos de aneurisma, esse não se rompe facilmente. No entanto, pode levar o paciente a desenvolver quadros de trombose ou embolização por coágulos sanguíneos para as artérias presentes na perna.
Diagnóstico e Tratamento
Para realizar o diagnóstico de uma condição como o aneurisma na artéria poplítea é preciso passar por exames de imagens como ultrassonografias, tomografias computadorizadas e ressonâncias magnéticas para poder localizar o aneurisma, definir seu tamanho e o meio de terapêutica ideal para o caso.
Após avaliar todos os pontos necessários, seu médico angiologista de confiança poderá indicar o melhor tratamento. Pode ser feito apenas um acompanhamento clínico para controlar os fatores de risco por meio de medicações ou também um procedimento cirúrgico por técnica aberta ou endovascular para a colocação de um stent.
Se você chegou até aqui e deseja saber mais sobre quando é necessário e como funciona o procedimento de colocação de um stent, clique aqui.